sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Alunos do SESI Nova Iguaçu conhecem hábitos alimentares de estudantes de Portugal via Skype

NOVA IGUAÇU - Promover uma alimentação saudável, aproveitar integralmente alimentos que seriam descartados, cuidar da saúde e promover hábitos alimentares saudáveis são alguns dos objetivos do programa SESI Cozinha Brasil Infantil, desenvolvido nas escolas com alunos de 4 a 15 anos. Para enriquecer o conhecimento dos participantes, foi promovida uma troca de experiências sobre cultura alimentar, via Skype, entre estudantes do 5º ano da Escola SESI Nova Iguaçu com alunos da Escola da Ponte, em Portugal. Os alunos falaram de curiosidades sobre hábitos alimentares, costumes e rotina escolar. O encontro, que faz parte do projeto “Compartilhando saberes, hábitos e vivências”, aconteceu nesta quinta-feira, dia 12.
Uma das atrações da videoconferência foram os pés de manga da Escola SESI Nova Iguaçu, que encantaram os alunos da Escola da Ponte. Em Portugal a manga é artigo raro em função do alto custo e por não conseguirem cultivá-las devido ao clima frio. Os estudantes também tiraram dúvidas e trocaram informações sobre receitas, particularidades regionais e outros hábitos alimentares. “Nossa cultura alimentar é bastante influenciada pela portuguesa, e foi muito bom conhecer a rotina das crianças e saber que eles se alimentam de forma saudável e diversificada”, destacou Fernanda Oliveira, nutricionista do Programa SESI Cozinha Brasil. Temas ligados à cidadania também foram trabalhados pelos professores de ambas as escolas durante a videoconferência. O objetivo é posteriormente manter o contato entre os alunos para que outras temáticas sejam trabalhadas. Anteriormente à videoconferência, os alunos trabalharam em sala de aula a cultura alimentar e as influências portuguesas, além de estudarem o clima, vegetação e hábitos culturais do país. A Escola da Ponte fica localizada no distrito do Porto e diferencia-se das demais pelo seu método de ensino, uma vez que a escola sugere uma estrutura de aprendizado no qual os alunos não são separados de acordo com idade ou série, mas se agrupam de acordo com a área de interesse a ser pesquisada. Os alunos também não usam uniformes. A instituição, que em sua origem teve dificuldades em ser reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação de Portugal, é hoje exemplo de promoção de liberdade responsável e solidariedade. A professora do SESI Nova Iguaçu Renata Macedo disse que o hábito alimentar dos alunos mudou desde que o Programa Cozinha Brasil chegou à escola. “Tanto na escola quanto em casa, os alunos trocaram a fritura por legumes e verduras, passaram a fazer sucos naturais misturando frutas, ensinam e até regulam a alimentação dos próprios pais. Um deles ficou tão empolgado com a nova rotina alimentar que ganhou festa de aniversário com o tema Chef de Cozinha”, comentou Renata, que frisou ainda que, depois da videoconferência promovida em março deste ano com alunos dos Estados Unidos, já foram realizadas atividades como Semana Saudável, com merendas estipuladas por eles próprios. Vitória Matta e Arthur Monteiro, ambos de 10 anos, alunos do 5º ano do SESI Nova Iguaçu, apresentaram aos estudantes de Portugal o pão integral, recheado com frango, queijo, presunto, alface, tomate e azeitona, o suco natural de manga e a própria fruta tirada do pé da escola. “Esse encontro acrescentou muito e nos motivou, porque descobrimos que, assim como nós, eles também se alimentam de forma saudável. Ainda bem que mudei minha alimentação e pude apresentar a eles minha experiência de abandonar a fritura e passar a comer frutas”, disse Arthur. O Programa SESI Cozinha Brasil Infantil, desenvolvido pela Assessoria de Responsabilidade do Sistema FIRJAN e realizado desde 2013, já atendeu 6.148 crianças em 13 escolas, contribuindo para a adoção de escolhas alimentares saudáveis em crianças e adolescentes entre 4 e 15 anos. O Programa utiliza-se de atividades lúdicas, realizadas por nutricionistas e um auxiliar de cozinha, como gincanas, oficinas culinárias, degustação de receitas preparadas pelos próprios alunos, exibição de vídeos educativos, atividades sensoriais, entre outras dinâmicas que estimulam a aceitação de frutas e hortaliças. A ideia é promover hábitos alimentares saudáveis no dia a dia deste público e, consequentemente, de suas famílias. “As videoconferências foram incorporadas à metodologia do Programa Cozinha Brasil Infantil em 2015 e tem sido bastante importante para fomentar a discussão entre os alunos sobre as diferentes culturas alimentares, gerando uma reflexão sobre seus próprios hábitos”, afirmou Ana Cristina Nascimento, assessora chefe de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN.

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